sexta-feira, 27 de maio de 2011

OFICINA DE LETRAMENTO NA EM PROFª IRENE SANT'ANNA DO VALLE - Construção de personagem para produção textual narrativa

               A proposta pedagógica para as  oficinas  de Letramento  Mais  Educação desenvolvidas na rede municipal de ensino no primeiro bimestre foi a de  realizar atividades seqüenciadas (sequência didática) com os alunos a fim de que os mesmos reconhecessem as características próprias dos textos narrativos e, em seguida, especificamente, das Fábulas.
              Para tal, sugeriu-se,no dia 1º de março, em momento de formação de monitores a seguinte atividade inicial:
_________________________________________________________________________________

- Para grupos, com oferta de jornal e/ou com papéis variados e fita crepe, proposta de composição de figurino de uma personagem qualquer.  Esta atividade torna-se muito prazerosa quando, ao final, se realiza um desfile das fantasias e os alunos podem fotografar-se fantasiados com os colegas de grupo.

- Depois se inicia encaminhamento para uma composição textual. Primeiramente, induzindo-se cada grupo a pensar num nome criativo para a personagem criada e uma caracterização mínima. Em seguida, fazendo com que eles imaginem um espaço e um tempo no qual aquela personagem possa estar inserida e  ainda a possibilidade de outras personagens com as quais a personagem criada se relacione no contexto imaginado.

PERSONAGEM PRINCIPAL
(caracterização mínima)
ESPAÇO (LOCAL/LUGAR...)
TEMPO
PERSONAGENS SECUNDÁRIAS
(caracterização mínima)












- Após o registro destes itens, inicia-se a proposta de composição do primeiro parágrafo de um texto narrativo (história) com a indicação do espaço e do tempo nos quais a personagem criada encontra-se, com detalhamento que se fizer necessário a fim de que o leitor possa situá-la.

- Num segundo momento, propõe-se a construção do segundo parágrafo com a caracterização da personagem, destacando-se características importantes para o desenrolar  de um possível enredo.

- Num outro momento, após conversa sobre a necessidade de uma história ser atraente, propõe-se a composição do terceiro parágrafo com indicação de uma problemática – de uma dificuldade - .... envolvendo a personagem principal do texto e até outras.

- Em outro momento, propõe-se a composição de um quarto parágrafo com indicação do clímax (ponto alto do texto – ponto de suspense).

- Num quinto momento, então, propõe-se a composição do último parágrafo – com o desfecho da história.

Sem perceber, os alunos são induzidos à produção textual narrativa com início, meio e fim e com as características próprias deste gênero.

              - Num último momento, pode-se propor apresentação rápida dos grupos: com a simples leitura do texto produzido, com sua dramatização, com desenhos, com a escrita em papel pardo para exposição, com a digitação no Laboratório de Informática,  etc....

A EM Profª Irene Sant'anna do Valle colocou a proposta em prática e a criatividade das crianças
 foi longe............................














PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!! Ficou lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Parabéns a todos da E.M.Profª Irene Sant'Anna do Valle, ficou muito showwww!!!!!!!

    ResponderExcluir