Ampliação da jornada escolar
é uma das metas que visa desencadear aprendizagens múltiplas
Alunos participam de oficinas de acompanhamento pedagógico no Programa Mais Educação na EM Profª Irene Santana do Vale |
Em Teresópolis, quinze escolas da rede municipal de educação que fazem parte do programa Mais Educação, já retomaram as atividades que haviam iniciado em setembro de 2010, mas devido às férias escolares e à necessidade de ajustes pedagógicos e dos espaços físicos, estavam interrompidas. O Programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o programa busca constituir-se enquanto ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, bem como se preocupa com a qualidade dessa permanência, já que prevê o desenvolvimento de atividades diversificadas concebidas visando desencadear aprendizagens múltiplas dentro e fora dos muros escolares, através de meios variados para o desenvolvimento global do aluno.
“Estamos oferecendo oficinas de acompanhamento pedagógico como letramento, matemática e ciências; de música com canto, percussão e banda escolar; de dança com hip-hop e danças diversas; de horta escolar; de composição de jornal e rádio escolar; de esportes com recreação, futsal, vôlei; dentre outras”, explica Magali lembrando também que aproximadamente 2.600 alunos já estão sendo atendidos nas diferentes oficinas dentro e fora dos prédios escolares de quinze unidades escolares selecionadas pelo Governo Federal.
Além das unidades escolares, parceiros do programa cedem outros espaços físicos fora das escolas e, os voluntários, desenvolvem as atividades. Segundo a Professora Marcia Maria Tavares de Souza, Coordenadora Pedagógica Municipal do Programa Mais Educação em Teresópolis, essas são atitudes fundamentais para o êxito do programa no município. “O que buscamos é o aproveitamento dos recursos disponíveis afim de, não só ampliar o tempo de permanência do aluno na escola de quatro para sete horas diárias – de terça a sexta-feira -, mas também para que se ofereça ações educacionais complementares e planejadas de atividades de cultura, esporte, lazer, com o apoio da Coordenação Pedagógica Municipal e das coordenadoras escolares direcionando os trabalhos em sua dimensão pedagógica”, ressaltou Marcia.
Ainda segundo a Coordenadora Marcia Maria, toda uma infra-estrutura tem sido pensada e planejada, já que além de utilizar espaços cedidos por parceiros - o que é previsto pelo Governo Federal - alguns prédios escolares têm passado por adaptações físicas para abrigar as oficinas. Há também o investimento do Governo Municipal em merenda em maior quantidade e diversidade tendo em vista a maior permanência dos alunos nas escolas. Outra parceira no projeto, a Viação Dedo de Deus, permitiu a integralização dos passes escolares para que os alunos assistidos pelo programa possam utilizá-los fora do horário escolar inicialmente previsto.
Em Teresópolis, as escolas que fazem parte do Programa mais Educação são: Centro Educacional Beatriz Silva, Centro Educacional Helena de Paula Tavares, EEM Profª Alice Saldanha, EM Alice Saldanha, EM Dorvalino de Oliveira, EM Elza Oliveira Tricano, EM Estado de Israel, EM Manoel da S Medeiros Sobrinho, EM Manoel José Fernandes, EM Marília de Oliveira Silva Porto, EM Pastor Assis Cabral, EM Prof. Paulo Freire, EM Professora Irene Santana do Vale, EM SAKURÁ e EM Sebastião Branco.
Alunos participam de oficina de dança no Programa Mais Educação da EM Professora Irene Santana do Vale |
“Sabemos que, muitas vezes, essa é a única oportunidade que muitos estudantes da nossa comunidade possuem para ter uma formação completa e cidadã, além da educação formal de qualidade que já buscamos oferecer”, finaliza Marcia Maria.
Matéria publicada nos jornais
"Diário de Teresópolis" e "A voz da Região"
Abril/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário