sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trabalho de crianças e adolescentes vira livro - ‘Seria Sereia’, que também é um jogo, lançado no teatro da Casa de Cultura


Da Redação
Na última sexta, 29 de junho, o teatro da Casa de Cultura Adolfo Bloch foi palco do lançamento do livro “Seria Sereia”, feito por crianças e adolescente do Ponto de Cultura Saci-Tererê, que atende moradores do Meudon, Jardim Meudon e Vale da Revolta. Alunos do programa Mais Educação, da Escola Municipal Manoel José Fernandes, no Jardim Meudon, prestigiaram o evento e, ao final, tiveram os seus livros autografados pelos autores. Diferente dos livros infantis tradicionais, o “Seria Sereia” é um livro-jogo, onde a história é contada e jogada em estilo RPG, cativando e colocando os leitores dentro da narrativa. 


“O livro-jogo faz com que as crianças saiam de uma posição passiva para uma ativa, onde participam e interagem. Elas se tornam autoras da história que estão lendo, pois é possível chegar ao final com três versões diferentes de enredo, dependendo do que elas descobrem através de portas, chaves e regras que compõem a história”, explicou a coordenadora do Saci-Tererê, Maritza Garcia, muito emocionada com o resultado obtido. “No final de 2011, o texto que as crianças produziram dentro do Ponto de Cultura virou peça teatral e agora se tornou um livro. Para nós, coordenadores, professores e colaboradores, é uma satisfação enorme ver que a cultura está sendo disseminada e, o mais importante, ver que as crianças participaram ativamente para que tudo isso acontecesse”, finalizou.
O projeto é uma realização do Instituto Oca, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Social, Brasil Fundation e Secretaria Estadual de Cultura.

Seria Sereia livro-jogo ou jogo-livro?
“Seria Sereia” é um livro-jogo de RPG (role-playing game, também conhecido em português como jogo de interpretação de personagens), onde os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colabora-tivamente. O progresso de um jogo de RPG se dá de acordo com um sistema de regras predeterminadas, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. Em “Seria Sereia” há três possibilidades para o decorrer da história, que narra a saga de uma sereia abandonada na rede de um pescador e do mar, que por ela se apaixona. O mar e a sereia contam um para o outro até que a presença de um menino faz com que o mar mostre sua fúria.



Texto publicado no jornal Diário de Teresópolis/ disponível no site http://www.odiariodeteresopolis.com.br


Flashes da participação da EM Manoel José Fernandes
no lançamento do livro-jogo Seria Sereia









Créditos Ana Tavares Fotografia

Um comentário:

  1. Muito legal a iniciaiva, o livro deve ser fantástico, e a idéia do livro-jogo em forma de RPG é mt boa... Jogo RPG há alguns anos e mts vezes enxergo preconceitos quanto ao jogo, porém o estímulo educacional, por parte da leitura, interpretação e raciocinio, é super importante para o processo de ensino-aprendizado dos alunos... Uma forma de educar e estimular os alunos/leitores...

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