No 5º Encontro de Monitores de Letramento, conversamos sobre o fato de não sermos reforço escolar, mas de termos o compromisso com o aprimoramento da leitura, escrita e interpretação textuais além de aquisição e/ou aprimoramento de outros conceitos, noções, informações acerca da língua (no nível gramatical = ortografia, pontuação, acentuação, morfologia e sintaxe......) e/ou acerca de outros assuntos, matérias, fatos que ocorrem ao nosso redor...
Propus, como solicitado, o trabalho com HQs, e, ainda, frisei que a sequência didática com esse tipo de texto é só uma proposta possível para o bimestre, mas que nada impede que cada unidade escolar caminhe em uma linha diferente ou complementar (com relação ao trabalho com tipologia textual), como o Alice Saldanha, que, neste momento, se propõe retornar a sequência didática com Literatura de Cordel por conta do Projeto Escolar com a região Nordeste. Também, expus, que o trabalho sequencial proposto com HQs não elimina comparações e complementações com outros tipos de texto, o que muito enriquece a proposta e faz com que os alunos reconheçam semelhanças e diferenças entre textos.
O objetivo desses encontros é o de promover instrumentalização didática às monitoras de Letramento dentro de uma perspectiva de trabalho com sequências didáticas relativas a tipologias textuais. São propostas e desenvolvidas atividades para o trabalho com um tipo de texto previamente determinado(no caso, neste bimestre, com HQs). Tudo bem prático e possível de ser realizado nos atendimentos escolares!
Trocamos ideias, sugestões, e-mails, e, saboreamos um delicioso café, servido pela atenciosa equipe da EM Paulo Freire.
Agora, ao trabalho.....
Marcia Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário