sábado, 12 de maio de 2012

O 5º ENCONTRO DE MONITORES DE LETRAMENTO FOI NOTA DEZ

No 5º Encontro de Monitores de Letramento, conversamos sobre o fato  de não sermos reforço escolar, mas de termos o compromisso com o aprimoramento da leitura, escrita e interpretação textuais além de aquisição e/ou aprimoramento de outros conceitos, noções, informações acerca da língua (no nível gramatical  = ortografia, pontuação, acentuação, morfologia e sintaxe......) e/ou acerca de outros assuntos, matérias, fatos que ocorrem ao nosso redor... 

Propus, como solicitado, o trabalho com HQs, e, ainda,  frisei que a sequência didática com esse tipo de texto é só uma proposta possível para o bimestre, mas que nada impede que cada unidade escolar caminhe em uma linha diferente ou complementar (com relação ao trabalho com tipologia textual), como o Alice Saldanha, que, neste momento, se propõe retornar a sequência didática com Literatura de  Cordel por conta do Projeto Escolar com a região Nordeste. Também, expus, que o trabalho sequencial proposto com HQs não elimina comparações e complementações com outros tipos de texto, o que muito enriquece a proposta e faz com que os alunos reconheçam semelhanças e diferenças entre textos.

O objetivo desses encontros é o de promover instrumentalização didática às monitoras de Letramento dentro de uma perspectiva de trabalho com sequências didáticas relativas  a tipologias textuais. São propostas e desenvolvidas atividades para o trabalho com um tipo de texto  previamente determinado(no caso, neste bimestre, com HQs). Tudo bem prático e possível de ser realizado nos atendimentos escolares!

Trocamos ideias, sugestões, e-mails, e, saboreamos um delicioso café, servido pela atenciosa equipe da EM Paulo Freire.


Agora, ao trabalho.....
Marcia Maria 
Coordenadora Municipal Pedagógica do Mais Educação Terê








Nenhum comentário:

Postar um comentário